Oratório

ORATÓRIO SAN GENNARO

Uma das atividades mais significativas de San Gennaro é o oratório. A palavra oratório deriva do termo “oração”. Para o seu fundador, São Felipe Neri (1515-1595) em Roma, na Itália, a experiência do oratório era a prática da recreação em clima de família e seguro para as crianças, adolescentes e jovens após os momentos de oração. Um lazer sadio, seguro, educativo em geral para os catequizandos e paroquianos.

A história do oratório

Dom Bosco foi um grande reformador do oratório ampliando suas atividades e seu modo de organizá-lo, mas conservou a mesma finalidade educativo-pastoral. Para Dom Bosco o Oratório era uma experiência de atividade com uma única finalidade: evangelizar educando e educar evangelizando seus participantes, ou seja, conforme suas palavras: “formar bons cristãos e honestos cidadãos”. Tratava-se da promoção da educação informal por meio do esporte, recreação, música, teatro, dança, da boa convivência, das atividades religiosas. Tudo de forma muito familiar e criativa! Do jeito dos jovens!

Todavia, Dom Bosco sendo profundo conhecedor, da realidade de milhares de jovens pobres, imigrantes, sem paróquias, viciados, sem famílias, sem formação religiosa, abandonados e que vagavam pelas ruas de Turim (Itália), iniciou uma proposta de oratório completamente nova para eles: uma experiência aberta a todos, sem fronteira religiosa, com diversidade de propostas educativas; aos poucos, passando por dias festivos e domingos, chegou ao tempo integral, cotidianamente. Surgia, então, uma nova Pastoral Juvenil, uma nova forma de evangelizar e educar os jovens, a partir do lazer.

Enfim, para que o Oratório San Gennaro possa continuar com sua seriedade educativa e evangelizadora, é preciso contar com uma equipe séria, sensível, animada, criativa e estável de voluntários animadores. Os animadores do Oratório San Gennaro são educadores e devem levar a sério a missão de educar e evangelizar os seus colegas. Em geral, o fazem com grande alegria. É uma linda experiência de voluntariado juvenil.

Nosso oratório conta com crianças e adolescentes de diversas faixa etária de idade que participam das atividades, jogos e brincadeiras recreativas todos os domingos a partir das 14h até as 17h.

Temos várias atividades interativas como futebol de salão, boliche, uno, dominó, baralho, dama, boca do palhaço, embaixadinha etc. E graças ao sucesso que estamos tendo com esse projeto social, estamos com ideias de implementar outras modalidades esportivas, para atender a demanda e dar a oportunidade a esses adolescentes de conhecer as coisas boas da vida, e através dessa rotina poliesportiva ensinar aos mesmos os valores éticos e morais que o esporte e a comunidade tem a oferecer. Para que no futuro possam ser pessoas do bem, que estejam juntos de suas famílias em união, estudem e que tenha a oportunidade de sonhar e realizar o que almejarem nessa fase enriquecedora que estão vivendo, longe daquilo que as ruas têm a oferecer.

Antes e no final dos jogos todos se reúnem no centro da quadra juntamente com o pároco da igreja, para o momento de oração e reflexão sobre as dificuldades encontradas, e as atitudes tomadas nestas circunstâncias de suas vidas, e outros temas sugeridos paralelamente. Ao finalizar e recolher o material utilizado, tem o lanche que é distribuído para todos que ali se fazem presente e aqueles que participam da comunidade diariamente.  

Oratório San Gennaro

Todos os domingos das 14h às 17h