Pastoral da Família | San Gennaro

Pastoral da Família

O serviço da Pastoral da Família, na Paróquia, possui caráter itinerante. Face às dificuldades das famílias deslocarem-se, durante às noites, à Igreja,  os coordenadores da Pastoral dirigem-se aos lares das famílias, que desejam aprofundar a sua fé  para compartilharem a Palavra de Deus, a vida e a oração do Santo Rosário. Os encontros acontecem às segundas e sextas feiras às 20 horas, possuem uma hora de duração e são agendados por Joana a pedido da família solicitante, após a missa das 10 horas, aos domingos.

order online at usa pharmacy! prednisone generic name brand name. free delivery, can you buy prednisone online.

“No Evangelho não encontramos discursos sobre a família, mas uma admoestação que vale mais do que toda a palavra: Deus quis nascer e crescer numa família humana. Deste modo consagrou-a como caminho primário e efetivo do seu encontro com a humanidade”

Estruturas da Pastoral Familiar

A Pastoral Familiar foi estruturada a partir da Exortação Apostólica Familiaris Consortio, do Papa João Paulo II, com base na comunidade diocesana e paroquial. O Papa, contudo, realçou o lugar especial que, neste campo, compete à missão dos cônjuges e das famílias cristãs. Em virtude da graça recebida no sacramento do matrimônio, eles devem atuar no seio da própria família com testemunho de vida.

A Pastoral Familiar  , portanto, é o esforço pastoral da Igreja visando não só defender e promover o respeito à dignidade da família, seus direitos e deveres, mas também chamar a atenção para a importância e centralidade da família como o principal recurso para a pessoa, para a sociedade e para a Igreja. Ela é o lugar onde mais se investe para o desenvolvimento de um país, já que a família é indispensável para o desenvolvimento das pessoas e da sociedade.
A pastoral familiar age, basicamente, em três campos ou etapas de atuação: a pastoral familiar pré- matrimonial (que compreende as fases da preparação remota para o Sacramento do Matrimônio, da preparação próxima e da preparação imediata), a pastoral pós- matrimonial e os assim chamados casos difíceis (ou casos especiais).

1 – Setor pré- matrimonial:  atividades que visam preparar as pessoas para constituírem famílias. Este setor está ligado à catequese de crianças e jovens, grupos de jovens, encontros para namorados, cursos de noivos, acompanhamento de casamentos, etc.

2 – Setor pós – matrimonial: atividades que buscam, atender as famílias já construídas.Esse setor desenvolve serviços de evangelização para casais, visitas as famílias, aconselhamento, temas relativos à defesa da vida, como planejamento familiar, métodos naturais de controle, aborto, eutanásia, sexualidade, etc.

3 – Setor casos difíceis: atividades que buscam a evangelização de famílias incompletas ou em situações irregulares separadas, mães ou pais solteiros, uniões livres, batizados em segunda união civil, etc.

Objetivos

Resumidamente, os objetivos da Pastoral Familiar consistem, inicialmente, na preparação dos candidatos para a vida matrimonial e familiar, bem como na evangelização e promoção humana, social e espiritual das famílias já constituídas.
No mês de agosto, realiza-se anualmente a Semana Nacional da Família.

Programação

Os encontros acontecem às segundas e sextas feiras às 20 horas, possuem uma hora de duração e são agendados por Joana a pedido da família solicitante, após a missa das 10 horas, aos domingos.